domingo, 16 de maio de 2010

Preto No Branco - 15/05/2010 - Roubei o Futuro Só Para Ficar Com Ele - No Limite do Futuro

4 Hero
Programa só de 1 Hora, por causa das transmissões da Queima das Fitas 2010.
Após o balão da euforia das raves se ter esvaziado em Inglaterra, a música de dança voltou-se outra vez para as discotecas, por exemplo em Londres para a Shoom e em Manchester a mótica Hicienda. Contudo, ainda abaixo deste nível, havia um mundo paralelo de gente que procurava música à beira do acontecimento. Para isso, o house doce, ou até o hip-hop com as suas 80 a 90 batidas por minuto (bpm), não lhe bastava, algo mais frenético era requisitado. As limitações de 126bpm das "drum-machines" Roland TR-909, não chegavam e para isso os Disk-Jokeys, alteravam os seus gira-discos Technichs para aumentarem ainda mais a velocidade dos discos usados para os "samplings". A necessidade de procurar uma solução rítmica adequada ao pretendido, leva-os à procura do "break-beat". E esse, como poderão ouvir em baixo, viria sobretudo dos discos de funk dos final da década de 60, Criou-se assim uma nova cultura, representativa ainda das cidades britânicas inócuas, da juventude destas à procura de sentido, encontrando uma porta de saída, ainda anos antes do "Second Life", para criarem um mundo virtual, baseado nos jogos de computador, na cultura cibernética e no mundo dos "sound-systems" de origem jamaicana importados pelo mundo ocidental, gerador dos rap em Nova Iorque, do "trip-hop" com raízes em Bristol, e do jungle sobretudo londrino, havendo ainda tempo para absorver as influências do "new.beat" Belga, de gente como Joey Beltram (apesar de ser Americano), T99 e CJ Boland.
Trouxemo-vos para este programa, as "early plates" de "jungle" da editora Reinforced pertencente a Dollis Hill.
(O texto em cima foi baseado no capitulo sobre jungle do livro "Modulations" editado por Peter Shapiro, e também no artigo de Mark Fisher, secção "Epiphanies" da revista inglesa Wire #206 - Dezembro de 2007.)
1-4 Hero – The Early Plates – Students Of The Future
2- Documentário – “6 Seconds” (Link para "The Winstons - Amen Brother")
3-4 Hero – The Early Plates – Better Place
4-Tek 9 - The Early Plates – Del Die Gogo
5-Rufige Cru - The Early Plates – Killa Muffin
6-Tek 9 - The Early Plates – Don’t Leave Me This Way
7-Rufige Cru - The Early Plates – Krisp Biscuit
8- Tek 9 - The Early Plates – Don’t Leave Me This Way
9-Rufige Cru - The Early Plates – Darkrider
Notas:
Links para documentário sobre "jungle" feitos pela BBC: "Jungle Music (Part 1)", "Jungle Music (Part 2)", "Jungle Music (Part 3)"
Aconselha-se também a audição da colectânea "Rumble In The Jungle"
Artigos sobre "jungle" de Simon Reynolds.

1 comentário:

cpatrao disse...

olá!

excelente programa! estava para te falar nesse documentário, afinal já o conhecias! :)

abraço grande
carlo